sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cerimônia de posse da nova assessora especial da Igualdade Racial


A Prefeitura de Goiânia empossou na manhã desta sexta-feira, 13, os membros do Conselho  Municipal para a Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) para o biênio 2012-2014 e deu posse a Neuza Maria da Silva na Assessoria Especial de Políticas Para a Promoção da Igualdade Racial (ASPPIR).

Reafirmando o compromisso de dar continuidade ao projeto de ações afirmativas e políticas públicas voltadas para o segmento, Neuza Maria destacou a importância “do empoderamento para a população negra e de dar continuidade ao trabalho do ex-assessor que fez um trabalho sério e compromissado com as questões pertinentes à ASPPIR." A solenidade contou com a participação do deputado federal Rubens Otoni, representantes da SEMIRA, Secretaria da Saúde, Secretaria do Trabalho, Secretaria Municipal das Mulheres, Câmara Municipal, Governo Federal e diversas lideranças representativas das minorias raciais.
O COMPPIR, caracterizado como órgão colegiado, formulador, propositor, apoiador e de monitoramento; vinculado à Administração Pública do Município (Prefeitura); é competente para desenvolver estudos, propor medidas e políticas voltadas para a diminuição das desigualdades raciais, com vistas à eliminação do racismo, discriminação e suas formas correlatas, que atingem grupos sociais historicamente discriminados.
A Prefeitura de Goiânia tem seis representantes no Conselho: a titular da A            SPPIR; e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Educação, de Cultura, de Saúde e de Habitação. 
Representantes dos centros e núcleos de estudos voltados para a questão étnco-racial, constituídos nas universidades públicas e privadas: IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; PUC - GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás e UFG - Universidade Federal de Goiás. 
Integram o Conselho também os representantes da comunidade negra indicados por grupos ou entidades representativas não governamentais, legalmente constituídos como: APNs - Agente de Pastoral Negros; Associação Cerrado dos Trabalhadores em Educação Instituições de Ensino Superior do Estado; Ceneg - Go - Centro de Cidadania Negra do Estado; Cia Teatral Zumbi dsos Palmares; Fuceg - Federaçã de Umbanda e Candombléi do Estado;. FDSCG- Federação Desportiva de Capoeira de Goás, Grupo de Mulheres Negras Dandara do Cerrado e Grupo Oxumaré - Direitos Humanos de Negritude e LGBTTs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário